Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

domingo, 2 de maio de 2010

Uma História da História da História da História...


...salam!

Pensar sobre sua atividade é exercer o dom mágico de questionar. Não falo somente sobre o Ofício do Historiador ou algo que o valha. Quaisquer atividades estão inseridas em um contexto de outras coisas que fazemos e suas ações, infelizmente, não temos total percepção. Aliás, pensando bem, infelizmente não; onisciência deve ser o pior sentimento do mundo. Hoje eu estava dando um jeito no armário de comida daqui de casa e me deparei com uma lata de fermento Royal. Sabem, não sei quanto a vocês, mas minha cabeça funciona(va) igualzinha a de Bob. Lembro de ter uns 10 anos e ficar viajando olhando para este rótulo, enquanto me preparava pra fazer os deveres de casa e minha mãe fazia um daqueles bolos rápidos que levam horas para ficar pronto.
- Um lata dentro do rótulo...e no rótulo, outra lata com outro rótulo e mais uma lata! Eu pensava. Não há nada mais significativo que isso. "Será que eu estou dentro de uma lata gigante?" É, eu tinha que ir para a área de Humanas mesmo. Acontece coisa semelhante com a atividade que exerço: realidades dentro de outras realidades...será que há uma mais externa? Será que há uma mais interna? Esta relação é infinita em qualquer direção ou a finitude reside no observador?

...ainda viajo quando vejo essa latinha. Aristóteles diria que sou ato de minha potência aos 10. Fico feliz de conservar parte desta potência...

Nenhum comentário: