Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Antropocentrismo

Alvíceras!


O ANTROPOCENTRISMO, como estamos acostumados a pensar, parece uma cisão de fato com a idéia medieval de teocentrismo (theo = Deus, Kenthros = meio). Este termo é usado de forma equivocada (olha só, equívoco não signifca ERRO). A mesma palavra aparece no Renascimento e no Iluminismo e as pessoas tendem a encarar como um continuísmo puro e simples. Não é! O Antropocentrismo Renascentista não é, por exemplo, Anticlerical; já o Iluminista é. Esta diferença é de suma importância, porque esta característica NÃO PODE ser recuada ao período pré-reforma protestante.
A ESCOLHA pelo Homer Vitruviano não é mera coincidência. Da Vinci pôs o Homem em evidência nas artes, mas o processo já vinha desde Giotto no Trecento (século XIV). Se o movimento de por o homem no centro da Arte começa no renascimento, por o Racionalismo no centro da discussão filosófica pode ser jogado muito mais atrás, ainda com Pierre Abelard e São Tomás de Aquino. Ao longo do tempo vamos discutindo as influências deles...
...Alguns historiadores acreditam que a característica anticlerical do antropocentrismo iluminista começa ainda na Reforma Protestante e nos conflitos entre católicos e protestantes dos séculos XVII e XVIII. Seria uma resposta natural ao acirramento da Instituição Católica após o concílio de Trento? Ou é a Burguesia dando o grito de independência? Ou mais...será que é uma consequência do divórcio entre as ciências naturais e a filosofia?

Vamos pensando...

Nenhum comentário: