Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Nasrudin


Salam!

Nasrudin e seu fiel Burro! Tá ai, uma boa leitura. Não conhecia as histórias do Mulá sufi Nasrudin. Aparentemente, ele mesmo escreveu e se pos como personagem. É uma coletânea de "causos" (muito bons, por sinal!) em que o que vale é o bom humor. É engraçado, porque o sufismo - linhagem mais esotérica do Islã - admite este tipo de manifestação. Na minha opinião muito, mas muito mais interessante do que a tradicional forma de transmissão de conhecimento. Aristóteles escreveu, como contraponto da Tragédia, a Comédia (mas esta perdeu-se) e ele acreditava que o riso era o que nos tornava humanos; o sentimento expresso pelo alívio de uma boa gaitada é nossa essência.

A Escola

Mulla Nasrudin abriu uma escola. e convidou um outro mestre para visitá-la. O mestre chegou e viu que ele tinha conseguido vários alunos. Então perguntou:
- Nasrudin, o que você pretende ensinar a eles?
Ele disse: - Basicamente, duas coisa; temer a Deus e observar a própria nuca.
Não conseguindo perceber a relação entre as duas coisas o mestre disse, - Tudo bem com relação ao temor a Deus; mas não consigo ver qual a importância em se aprender a observar a própria nuca.
Nasrudin respondeu, - Se eles conseguirem isso, poderão enfrentar o invisível! A nuca não pode ser vista, portanto é o invisível.


!!!!!

Nenhum comentário: