Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Umberto Eco

...Sempre gostei de Umberto Eco. Aliás, sempre esteve presente na minha vida de leitura. Academica ou literariamente (será que tem tanta diferença assim?!), ele permeou meu gosto literário. Devo muito disso aos meus irmãos e, em especial, minha irmã Fabiana que sempre teve um apetite voraz e um grande faro pra coisas boas.
Ganhei de minha outra irmã, Flávia, um livro dele. Está em inglês (o que exige de mim mais esforço mas, convenhamos, vale a pena!) e o título é The Mysterious Flame of Queen Loana. Eco sempre surpreende pela qualidade com que faz uma narrativa. Mas, vale a pena criticar, o livro é um desfile do quanto este homem sabe sobre livros. Resumindo, a trama começa com um livreiro de obras raras que perde a memória e faz dos livros sua própria vida. A cada capítulo ele preenche de citações (algumas muito claras, outras nem tanto e outras ainda que só ele leu) o que faz o leitor mais fanático perder horas procurando pelas referências no Google (é, estou fazendo isso).
Aproveitando que estou falando de livros, um amigo meu chamado Zé Maria me apresentou uma página de relacionamentos no mínimo curiosa: www.skoob.com.br. Parece com o Orkut, Facebook e outros tantos que se acha por ai. A diferença é que neste você monta sua estante de livros virtual (skoob é um anagrama de books - livros em inglês) e, a medida que você expõe suas leituras e interesses, as pessoas se associam a você. É engraçado, porque - e eu comentei no tópico anterior - isto instiga o capitalismo de conhecimento. A equação é simples: Quem tem mais livros é porque tem mais conhecimento (ou potência de conhecer, usando um termo bastante aristotélico).
De qualquer forma, como qualquer página de relacionamento, há aqueles que mentem; aqueles que levam a sério e aqueles que têm porque pareceu uma boa idéia. É interessante, vale a pena dar uma olhada...

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns pela volta! e continue escrevendo... grandes beijos e abraços!