Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Como prometido, 1 e 2 questão

1 questão: A

A criação da Liga de Delos (Atenas) e da Liga do Peloponeso (Esparta) vinha da necessidade percebida pelos gregos de defender o território contra possíveis invasores. Entretanto, por suas características econômicas serem bem distintas - Esparta basicamente ligada ao setor primário e Atenas, ao comércio - o uso político desta força militar variou drasticamente.
ATENAS, percebendo que o poder naval criado pelo sistema das naukrariai (dívida anual de 1 barco por parte da cidade, equivalendo a uma esquadra de 10 barcos/ano) poderia favorecer uma vantagem comercial, decide por fazer valer à força suas práticas comerciais. Neste momento, percebemos uma HEGEMONIA (controle da maioria do comércio) ateniense no mar Egeu, principal rota de acesso do mundo antigo de produtos orientais.

2 Questão: D

Αλέξανδρος ο Μέγας ou Alexandre o Grande é uma das figuras históricas mais celebradas do período antigo. A sagacidade - característica marcante - é uma das armas políticas mais contundentes e eficientes deste macedônico. Seu maior desafio, sem dúvida, foi dar forma ao seu ideal helênico (helenós, em grego, significa 'dominação') do mundo conhecido. Parecia, de fato, juntar água e óleo. Os gregos têm um longo e doloroso contato com o mundo externo, ao qual desde cedo passou a chamar de barbarós (aqueles que balbuciam como bebês). Os bárbaros, por sua vez, tentaram sem êxito notáveis invadir ou se misturar à cultura grega.
TALVEZ, uma de suas maiores façanhas tenha sido representada no templo de Karnak. Em um baixo-relevo, ele aparece fazendo oferendas a Amon, usando todas as peças de vestimenta de um faraó; isto leva-nos a crer na sua "faraonização" como parte do processo de mescla das culturas.

Nenhum comentário: