Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

...Mais uma vez, problemas no ENEM ou "O de sempre, por favor".

MEUS CAROS, a sensação do trivial é estranha. Digo isso porque sou um confesso e irremediável homem de hábitos. Sempre como as mesmas coisas, leio as mesmas coisas e escuto as mesmas coisas. Meu lugar comum é, na falta de palavra melhor, conforto cronológico de saber que se estou fazendo esta coisa neste momento, estou no horário certo. O cotidiano banaliza tanto certas ações que temos a dúvida de ter passado por ela ou não. "Será que almocei hoje?" É algo que já me passou inúmeras vezes pela cabeça. 
         Introduzi desta forma porque o tema o qual tratarei pode ser descrito como algo já esperado. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), prova aplicada desde 1998 porém com efetiva e maciça participação desde o ano passado, conseguiu criar sua própria rotina. Não falo da rotina de estudos e preparação. Falo do erro. E erros aos montes. Como divulgado na imprensa e já amplamente conhecido daqueles que vivem nessa roda viva que é o vestibular, algumas provas amarelas do primeiro dia (Ciências Humanas e Suas tecnologias e Ciências da Natureza) vieram com pequenos defeitos - artesanais, de fato - como erro de encadernação ou repetição de questões. Houve, também, o embaralho na própria folha de gabarito. 
        Você que lê isto se pergunta: não peguei a prova amarela, e eu com isso? Bom, meu (minha) nobre, você terá que refazer a prova. Sim, refazê-la. De acordo com notícias amplamente divulgadas, há uma recomendação para a anulação do concurso organizado pelo INEP. Motivo? Quebra do princípio da isonomia, isto é, da igualdade de condições entre os concorrentes. Caso seja refeita a prova somente para os amarelos, vejamos os problemas:

    1. Uma minoria (cerca de 20 mil inscritos) terá uma segunda chance de fazer a prova. O que põe os outros quase 4 milhões e meio de concorrentes em posição de desvantagem.
    2. Caso a nota da segunda nota seja menor do que a primeira, como será feito? Será cancelado o teste inicial ou se levará em conta a menor nota? De novo, uma minoria terá a chance de optar pela nota em detrimento de uma expressiva maioria que ficará com seu resultado, qualquer que seja.


           Convenhamos, é muita dor de cabeça por conta de um concurso que desde antes da aplicação já mostrava problemas. Sinceramente, antes como cidadão do que como profissional do ensino, percebo duas coisas: primeira, uma falta de clareza no tratamento das notícias. Segunda -e mais grave - por dois anos seguidos o órgão responsável pela avaliação se mostra curto (é, pequeno mesmo) para atender um concurso com tamanho porte. Fica a sensação de que a opinião "A idéia é boa mas a execução é ruim" passará a ser o lema da prova. 

"Para que repetir os erros antigos quando há tantos erros novos a cometer."
Bertrand Russel 

2 comentários:

Thaysa Cordeiro disse...

"ENEM - um ensaio para a vida"

Só não me avisaram ainda quando acabam os ensaios, estou ansiosa para o "espetáculo de estréia".

=/

E estou como todo mundo, esperando um posicionamento da justiça, porque peguei prova amarela os dois dias. Minhas provas não tinham erro algum, e o gabarito marquei, como recomendado, por ordem numérica.

Thaysa Cordeiro disse...

Haverá um protesto na terça-feira [16/11] contra o descaso do ENEM:

na AV.AGAMENON MAGALHAES
ÀS 11H DA MANHA
NO CRUZAMENTO COM O DERBY [fecharemos os principais acessos bv, olinda, centro e caxanga]

todos os estudantes, pais, professores e afins.