Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

...Reforço de primeira...

 RIO DE JANEIRO, Novembro de 2010. Por conta das ações do Governo do Estado para a preparação de dois grandes eventos (Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas), conflitos armados dominaram o cenários nestas últimas duas semanas. O suspense do silêncio era constantemente interrompido por balas em suspenso. Em uma ação de confrontamento direto com os criminosos traficantes, os policiais e exército tomaram os principais pontos de captação e venda de drogas da cidade.
_________________

É CLARO que uma ação deste tamanho não pode ter uma versão uníssona. Além das mídias de massa, que noticiam as ações com um tom 'Parada Militar', existem aquelas que estão usando palavras, digamos, menos insípidas. Em uma breve retrospectiva, podemos dizer que sempre há uma desproporcionalidade de forças estatais quando se trata de repressão. Por favor, não estou dizendo que não deva existir repressão - sim, deve - mas a repressão vinda do executivo deve ser a última forma. O legislativo e o judiciário brasileiros assistem, de longe, as ações que estão tomando por palco o Rio de Janeiro. Vou dar duas perguntinhas pra vocês que me preocupam bastante.

  1. Qual a ação efetiva para que os locais 'pacificados' não se tornem pontos de tráfico após as ações policiais?
  2. Para onde os presos serão enviados?
A resposta para a primeira pergunta seriam as UPPs, Unidades de Polícia Pacificadora, cuja ação deveria aproximar a população dos policiais. Os romanos já faziam isso. Quando o exército 'romanizava' algum local, sempre deixava um destacamento militar e construía um fórum. As reações eram as mais diversas! Alguns acostumavam-se e obedeciam aos romanos; outros, como os vândalos, na primeira oportunidade atacavam justamente os símbolos dessa 'romanização' o que, evidentemente, gerava uma resposta rápida e violenta do Estado romano. Roma e o Estado Brasileiro têm o mesmo problema: jogar no executivo a responsabilidade de mediar todas a relações em áreas conquistadas. O resultado? Uma paz curta e tensa...


"O vencedor é sempre amigo da paz. "




Nenhum comentário: