Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Continuando...

...durante o Pleistoceno (período Geológico conhecido como Era do Gelo) as condições climáticas obrigaram outra grande adaptação: dominar uma das forças vitais para o ser humano. O fogo - esta força - já era conhecido, mas não gerado a vontade pelos homens. Agora, a necessidade obriga a criá-lo (e do qual não nos distanciaremos até hoje). Este homem - o Cro-Magnon - lutou contra feras enormes como o Mamute e dividiu caça com os lendários tigres-dente-de-sabre. Não foi uma fase fácil: além do clima, os materiais com que as ferramentas eram feitos estavam escassos...era a hora de adaptar. Vários tipos novos surgiram: fruto da capacidade imaginativa e da necessidade.
Lutar contra a natureza e, de certa forma, adequá-la às necessidades fez com que o homem definisse seu lugar na evolução. Passada a Era do Gelo, era a hora de outra mudança: largar a vida transumante e começar a sedentarização...o que mudou profundamente o estilo de vida dessas comunidades. A agricultura e a pecuária formam o que é chamado de a revolução neolítica. A capacidade de gerar alimentos aumentou e, com isto, vieram o Excedente produtivo e o aumento da sociedade. A necessidade de defesa e a lenta substituição da mulher pelo homem como papel de destaque foram algumas das consequencias...

2 comentários:

Alice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice disse...

albino, não acredito que te encontrei do nada! meu blog era mais ou menos secreto e aí uma pessoa virou seguidora, uma pessoa que eu acredito que nem conheço, Lorena Taulla, a menos que Lorena seja na realidade um pseudônimo. Meu blog é uma grande porcaria subjetiva, mas essa xereta resolveu virar seguidora, fiquei feliz ora, vai ver ela gostou mesmo sendo mal escrito.
Ela era também seguidora do blog do meu pai, quecazzo, daí eu vou dar uma olhada em outro blog que ela segue e era o seu.
Que ótimo.
Não meu nome não é alice, e você não deve saber quem eu sou, embora eu seja uma ex aluna sua do ano passado. Dando dicas demais.
beijos, lerei agora seus posts.