Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pré História...?


ANALISAR a Pré-História é perceber a longa marcha do humano através do tempo. Devemos nos lembrar que a famosa 'evolução' nem sempre foi um argumento válido. Aliás, faz bem pouco tempo (pouco mais de 150 anos) que Charles Darwin tentou decifrar os mistérios da evolução. Partindo de uma observação simples (de que, apesar de parecidos, os animais são diferentes) ele se perguntou: Será que a natureza não selecionou as características genéticas mais desejáveis? É com esta pergunta que inicia seu 'Origem das Espécies' e algo chocante acontece: ele anuncia que o ancestral do humano é o macaco! Acostumados a uma origem mitológica, os homens não aceitam bem esta teoria. O fato é que Darwin pensou em algo tão poderoso que hoje é complicado pensar em uma teoria que não seja baseada em sua evolução. Mas, esquecendo a origem biológica, o humano enfrentou outra evolução: a cultural.
Se a evolução é um fato, talvez o primeiro homem a pensar em cultura material tenha sido o australopitecus Apherensis (o macaco do sul que pensa). Veja bem: biologicamente, difere pouco de um chimpanzé moderno; mas culturalmente já é capaz de produzir ferramentas (ainda contando com a natureza como, por exemplo, um graveto caído no chão virar um bastão). Este hominídeo se insere no que, didaticamente, chamados de paleolítico inferior (paleo = antigo, litos = pedra) ou idade da pedra lascada. O paleolítico divide-se, ainda, em superior - momento em que as culturas humanas estão mais avançadas.
É neste superior que as primeiras religiões começam a surgir. Entenda: pelo modo de produção comunal, parte da teoria marxista de interpretação, é neste momento que os grupos humanos começam a criar características de sociedade (neste caso, de clã ou bando): CAÇADORA-COLETORA -- CLÃ -- MATRIARCAL -- POLIÂNDRICA -- DE POUCOS INDIVÍDUOS. Compreender esta sequência ajuda a entender como o período foi complicado...
Jajá continuo o texto. Por enquanto, olha o link das aulas de Hist. Antiga!

Nenhum comentário: