Questão 1 - A Confederação de Delos, organizada após a vitória dos gregos sobre os persas, teve como conseqüência:
( ) A a supremacia de Atenas sobre as cidades helênicas;
( ) B uma duradoura aliança comercial entre os gregos e persas no Mediterrâneo;
( ) C a hegemonia de Esparta, estendendo seu poder político sobre toda a Grécia;
( ) D a aliança de Esparta e Atenas por motivos estratégicos;
( ) E a fortificação de Esparta como principal região estratégica sobre a Grécia.
Questão 2 - Depois de conquistar o Oriente, Alexandre incorporou os vencidos ao seu exército, promoveu casamentos entre gregos e persas e
adotou cerimônias políticas orientais com o fim de:
( ) A empreender a conquista da África;
( ) B agradar aos chineses conquistados;
( ) C consolidar seu domínio com as cidades gregas conquistadas;
( ) D criar um império de caráter universal integrando gregos e bárbaros;
( ) E deter a expansão romana no Oriente.
Questão 3 - A monarquia romana terminou quando:
( ) A os bárbaros invadiram Roma, em 476;
( ) B o Senado atribuiu a Otávio o título de imperador;
( ) C -Teodósio dividiu o império entre seus dois filhos, em 395 d.C.;
( ) D -Tarquínio o Soberbo foi deposto pelos patrícios;
( ) E Ocorreu a oficialização do cristianismo, pelo Edito de Tessalônica.
Questão 4 - Sobre o Direito Romano, NÃO podemos afirmar que:
( ) A foi o mais importante legado cultural de Roma;
( ) B estabeleceu o conceito de jurisprudência;
( ) C a lei de Roma e de seus cidadãos estava incluída no “Jus Civile”;
( ) D o “Jus Civile” somente foi estabelecido durante o Império;
( ) E dividia o Direito em três grandes ramos.
Questão 5 - As Câmaras Municipais foram instituições fundamentais em todos os lugares onde houve a presença do Império ultramarino lusitano. Na América portuguesa não foi diferente, pois nas principais aglomerações urbanas elas exerciam um papel político essencial.
Considere as seguintes afirmações, referentes à caracterização dessas instituições:
I. Eram os canais de expressão política das elites locais, dos homens bons residentes nas diferentes vilas coloniais. Através da ocupação dos cargos na Câmara, essas elites expressavam suas demandas junto aos poderes centrais, como os governadores e a própria Coroa.
II. Eram órgãos legislativos dedicados à aplicação das Ordenações Filipinas, sendo a eleição para os cargos camarários feita pelo voto direto e democrático do conjunto da população.
III. Eram corpos deliberativos para os quais podia ser elegível a maior parte da população, excetuando-se somente os escravos africanos e os indígenas.
Quais estão corretas?
( ) A Apenas I
( ) B Apenas III
( ) C Apenas I e II
( ) D Apenas I e III
( ) E Apenas II e III
Questão 6 - A aventura da colonização empreendida pela Coroa de Portugal, nas terras da América, entre os séculos XVI e XVIII, expressou-se na constituição de diversas regiões coloniais. Sobre essas regiões coloniais, estão corretas as seguintes afirmativas, com exceção de:
( ) A -No vale do Rio Amazonas, a partir do século XVII, ordens missionárias exploraram as “drogas do sertão”, utilizando o trabalho de indígenas locais.
( ) B -No vale do Rio São Francisco, a partir do final do século XVI, ocorreu a expansão de fazendas de criação de gado, voltadas para o abastecimento dos engenhos de açúcar do litoral.
( ) C -Na Capitania de São Vicente, em especial por iniciativa dos habitantes da vila de São Paulo, organizaram-se expedições bandeirantes que, no decorrer do século XVII, abasteceram propriedades locais com a mão-de-obra escrava dos índios apresentados.
( ) D -Nas Minas, durante o século XVIII, a extração do ouro e de diamantes, empreendida por aventureiros e homens livres e pobres, propiciou o surgimento de cidades, onde o enriquecimento fácil estimulava a mobilidade social.
( ) E No litoral de Pernambuco, durante a segunda metade do século XVI, a lavoura de cana e a produção de açúcar expandiram-se rapidamente, o que foi acompanhado pela gradual substituição do uso da mão-de-obra escrava do nativo americano pelo negro africano.
Questão 7 - Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo estava:
( ) A -a formação de um governo democrático que fizesse frente à escalada da Ação Integralista Brasileira;
( ) B -a mobilização política do campesinato, para fortalecer as bases de apoio das oligarquias tradicionais;
( ) C -a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado pela ascensão de regimes fortes;
( ) D -a formação de uma aliança da esquerda com os liberais, numa frente única nacionalista;
( ) E -a retirada do apoio brasileiro aos sistemas de acordos interamericanos.
Questão 8 - Durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945, o Brasil progrediu consideravelmente. Sobre o modelo político desses anos e fatos destacados, assinale a única alternativa INCORRETA:
( ) A Para divulgar as realizações governamentais foi criado o DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda.
( ) B -Visando a dar a seu modelo político uma fachada democrática, Vargas permitiu o funcionamento do Poder Legislativo, desde que este fosse submisso à sua vontade.
( ) C -O Estado Novo era corporativista e assim não permitia greves, não deveria existir a luta de classes.
( ) D -Enquanto ocorriam as vitórias nazifascistas na Segunda Guerra Mundial, Vargas obteve tecnologia e empréstimos dos Estados Unidos, alegando que os alemães tinham também interesse em construí-la.
( ) E -Extinguindo as milícias cívicas, Vargas golpeava a estrutura e prestígio do Integralismo, provocando o ataque de seus partidários ao Palácio da Guanabara (1938).
Questão 9 - O interesse inglês na extinção do tráfico negreiro no Brasil decorreu:
( ) A da necessidade de ampliação do mercado consumidor brasileiro para suas mercadorias;
( ) B da preocupação humanitária e filantrópica pela sorte dos escravos;
( ) C da necessidade de conversão dos africanos ao protestantismo;
( ) D da ampliação do mercado de escravos nas colônias inglesas;
( ) E do crescimento do processo de industrialização no Brasil.
Questão 10 -Em ordem cronológica, as leis que gradualmente extinguiram a escravidão no Brasil foram:
( ) A Ventre Livre, Áurea, Sexagenários, Eusébio de Queiroz;
( ) B Sexagenários, Eusébio de Queiroz, Áurea, Ventre Livre;
( ) C Eusébio de Queiroz, Ventre Livre, Sexagenários, Áurea;
( ) D Ventre Livre, Eusébio de Queiroz, Sexagenários, Áurea;
( ) E Áurea, Eusébio de Queiroz, Ventre Livre, Sexagenários.
Questão 11 "A verdade é que os líderes totalitários, embora estejam convencidos de que devem seguir consistentemente a ficção e as normas do mundo fictício estabelecidas durante a luta pelo poder, só aos poucos descobrem toda a implicação desse mundo irreal e de suas normas. A fé na onipotência humana e a convicção de que tudo pode ser feito através da organização leva-os a experiências com que a imaginação humana pode ter sonhado, mas que a atividade humana nunca realizou." (ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 486.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os regimes totalitários (nazismo e stalinismo), é correto afirmar:
( ) A Os regimes totalitários consistem numa forma de opressão política idêntica ao despotismo e à ditadura, o que torna imprecisa a a.rmação de que o totalitarismo é uma modalidade específica de governo.
( ) B -Por ser arti. cialmente fabricado, o carisma dos líderes totalitários constituiu um instrumento pouco eficaz para a adesão da coletividade às suas propostas.
( ) C -Tanto o nazismo quanto o stalinismo operaram com o imaginário social, recorrendo ao "terror imaginário" para conseguir a participação entusiástica da população.
( ) D -A concepção de poder do totalitarismo se apropria mais das suas potencialidades econômicas do que da força das suas organizações de massa, aspecto que coloca em segundo plano a fé num mundo idealizado e fictício.
( ) E -O emprego do terror direcionado a segmentos específicos da sociedade (judeus, ciganos, etc.) evitou que o cotidiano da população em geral fosse impregnado pela insegurança e pela impotência durante a vigência do totalitarismo.
Questão 12 - Em 1933, Adolf Hitler assumiu o poder na Alemanha abrindo caminho para implementação do nazismo, movimento político que tentou englobar todos os aspectos da vida social e política. Sobre o nazismo, é correto afirmar que:
( ) A o objetivo era dominar todo o planeta, pregando a destruição dos povos tidos como atrasados;
( ) B tinha contra si a maioria da população alemã, que resistiu ao máximo à implementação dessa ideologia;
( ) C -sua ideologia tinha afinidades com os regimes comunistas do Leste Europeu, promovendo alianças douradoras entre os países dessa região;
( ) D tinha um forte conteúdo racista, uma vez que pregava a existência da supremacia ariana;
( ) E -foi uma ideologia de tipo socialista que pregava a estatização e a coletivização, opondo-se à exploração do homem pelo homem e à propriedade privada.
Questão 13 - Para enfrentar os efeitos da crise de 1929, Franklin Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos, em 1932, colocou em ação um plano sobre o qual é correto afirmar:
( ) A -Foi chamado New Deal, plano elaborado por um grupo de renomados economistas e inspirado nas idéias de John Maynard Keynes que recomendava reduzir as taxas de juros e criar um extenso programa de obras públicas.
( ) B -Foi o chamado Plano Dawes e recomendava o repatriamento de capitais investidos na Europa, além da cobrança da dívida de guerra que os alemães deviam desde a Primeira Guerra Mundial.
( ) C -Foi o chamado Plano Hoover, que propunha a radicalização do liberalismo com direcionamento de recursos públicos para incentivar o empreendedorismo privado.
( ) D -Foi o chamado Plano Marshall, que decidiu direcionar investimentos para a Europa, encontrando na ajuda aos europeus o caminho para revitalizar a economia dos Estados Unidos.
( ) E -Foi o chamado Plano Brady, que orientou o processo de recuperação da economia dos Estados Unidos partindo para investimentos na América Latina, especialmente no México, Cuba e Panamá.
Questão 14 -Após a Crise de 1929, vários países agiram tentando reestruturar sua economia e entre estas ações destacam-se: a desvalorização da moeda, a instituição de um sistema de seguridade social gerenciado com fundos públicos, a criação de postos de trabalho, a redimensão do diálogo entre capital e trabalho e a reorganização de atividades industriais. Este conjunto de medidas é integrante:
( ) A dos Planos Qüinqüenais implementados por Joseph Stalin na Rússia;
( ) B da Política Salvacionista organizada por Rodrigues Alves no Brasil;
( ) C do New Deal elaborado por Franklin Delano Roosevelt nos Estados Unidos;
( ) D da Démocrate Savage articulada por Charles De Gaule na França;
( ) E do Funding Loan praticado por Richard Nixon nos Estados Unidos.
Questão 15 -Georges Duby com sua obra As três ordens (que se tornou uma referência e hoje é corriqueiramente citada nos livros didáticos) procurou sintetizar a forma como estava dividida a sociedade feudal em:
( ) A -ricos e pobres.
( ) B -os da cidade, os do campo e os estrangeiros.
( ) C os aristocratas, os burgueses e os operários.
( ) D bons e maus.
( ) E os que rezam, os que guerreiam e os que trabalham.
Questão 16 -O triunfo do cristianismo e o estabelecimento de reinos germânicos em terras que antes eram romanas representaram uma nova fase na história ocidental: o ocaso do mundo antigo e o prelúdio dos tempos medievais, período que se estendeu por mais de dez séculos. Ao longo desse período se desenvolveu uma civilização comum que integrou elementos cristãos, greco-romanos e germânicos.
Sobre o período medieval, podemos fazer a seguinte afirmação:
( ) A -O feudalismo, do ponto de vista político, representou uma pulverização do poder real em detrimento dos grandes mercadores, que aliados aos proprietários rurais garantiram o desenvolvimento urbano e comercial.
( ) B -No início do medievo os reinos germânicos, além de aderirem ao cristianismo romano, continuaram com a vitalidade das instituições urbanas, elemento mais marcante da civilização clássica;
( ) C -A servidão foi a relação de trabalho predominante no mundo medieval, que através da vassalagem, estabelecia uma série de compromissos e obrigações entre o produtor direto e o proprietário da terra;
( ) D -Entre as obrigações devidas pelos servos destaca-se a corveia ou a prestação de serviço na reserva senhorial, além da homenagem ou o serviço militar, requisitado pelo senhor em época de guerra;
( ) E -Hegemônico ao longo do medievo, o sistema feudal caracterizou-se no plano sociojurídico pelas relações pessoais e no plano mental pela valorização dos ideais guerreiros;
Questão 17 - A expansão marítima comercial européia foi marcada desde o seu início por uma série de atritos envolvendo, principalmente, Portugal e Espanha. Um deles referia-se ao descontentamento de Portugal com a partilha legitimada pelo papa Alexandre VI, a qual tornava possessão portuguesa todas as terras que se encontrassem a 100 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde.
Estamos nos referindo:
( ) A à Bula Inter Coetera;
( ) B ao Tratado de Tordesilhas;
( ) C ao Tratado de Saragoça;ao Tratado de Saragoça;
( ) D à Bula Romanus Pontifex;
( ) E ao Tratado de Lisboa.
Questão 18 -Os novos descobrimentos portugueses, a partir do século XV, significaram principalmente:
( ) A oportunidade para desafogar a superpopulação da península Ibérica, devido à alta densidade demográfica;
( ) B ocasião para implantar novos reinos cristãos;
( ) C facilidade de intercâmbios científicos com os povos dos outros continentes;
( ) D destruição da civilização chinesa com a provocação da “guerra do Ópio” e a instalação do entreposto de Macau;
( ) E redefinição da geografia econômica do Ocidente, pela abertura de novos mercados, novas rotas, conquista monopolista de novas linhas para a circulação econômica internacional.
Questão 19 -“Da armada dependem as colônias, das colônias depende o comércio, do comércio, a capacidade de um Estado manter exércitos numerosos, aumentar a sua população e tornar possíveis as mais gloriosas e úteis empresas.” Essa afirmação do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o caráter do:
( ) A liberalismo.
( ) B feudalismo.
( ) C mercantilismo.
( ) D escravismo.
( ) E corporativismo.
Questão 20 -Segundo o historiador Hilário Franco Júnior a depressão de fins da Idade Média desorganizou a economia europeia e gerou a necessidade de uma intervenção estatal que indicasse os caminhos e fornecesse os elementos para a superação daquela conjuntura desfavorável. Assim, gradativamente, foi-se constituindo a política econômica que denominamos de mercantilismo.
Das alternativas abaixo, qual a que melhor define esse sistema?
( ) A -Um conjunto de teorias e práticas de intervenção econômica que se desenvolveram em toda a Europa moderna desde a metade do século XV até o final do século XIX;
( ) B -Uma política econômica de rígida centralização praticada pelo Estado Moderno na sua forma Absolutista, como instrumento de unificação, de superação das crises e do engrandecimento nacional.
( ) C -Uma política econômica desenvolvida pelo capitalismo comercial estruturada na indústria artesanal e no sistema corporativo;
( ) D -Um conjunto heterogêneo de riquezas concentradas na posse privada da burguesia, cuja base consiste na especulação do mercado por poderosos grupos mercantis;
( ) E -Um sistema econômico que permite tanto aos produtores diretos quanto aos proprietários dos meios de produção acumular excedentes e trocá-los por meio do monopólio corporativo.
2 comentários:
qual a resposta da questão 18 ?
qual é a resposta da questão 13?
Postar um comentário