Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

E viva a etiqueta!

ETIQUETA ou ética menor tem uma história interessante. Credita-se sua invenção ao famoso rei Luis XIV (1643-1715), também conhecido pelo apelido de Rei Sol. Alguns se perguntam pra que, meu Deus, pra que essa frescura toda?! E, em certo ponto, concordo com a falta de utilidade. Mas, vamos por em perspectiva histórica para entender melhor.

OS GREGOS, padroeiros das atividades políticas, tinham um problema grande na mão: como fazer circular as notícias de forma rápida e ampla? A resposta não podia ser mais simples...a fofoca. Como não havia tablóides em circulação, a melhor maneira de fazer com que as informações certas chegassem a ouvidos incertos eram nas festas! Vinho, comida, preguiça, luxúria e conversas, muitas conversas. Os gregos deram ao mundo mais que a democracia. Deram o cenário de intrigas do qual a política vive...
DURANTE o apogeu do Estado Absolutista francês, algumas práticas antigas foram trazidas à baila mais uma vez. Os jantares requintados gregos exerciam função semelhante à descrita acima. Entretanto, devemos admitir isso, o universo com o qual nosso caro Luis XIV lidava era muito maior do que, por exemplo, o de Péricles em Atenas. Consideremos que, como nos afirmam historiadores especialistas no período, que em torno de 5% da população francesa era de nobres. Consideremos que, à época, a população francesa total não ultrapassava 40 milhões (estou sendo muito bondoso). São, pelos meus cálculos grosseiros, 200.000 nobres de vários tipos circulando este 'pequeno' Estado. Um pesadelo administrativo, na visão de Aristóteles. Como manter o controle e saber quem era freqüentador assíduo ou era simplesmente um flâneur? Uma boa maneira era criar regras elaboradas cujo conhecimento estava intrinsecamente ligado a vida na cotidiana na Corte. Ser cortesão significava - entre outras coisas - ter domínio sobre estas pequenas regras de convívio e comportamento, o nome pegou: etiqueta.  
SOU COMPLETAMENTE a favor da criação de algo semelhante no trânsito. Precisamos parar para pensar em regras de comportamento, convivência e tolerância nas ruas. E é a isto que me dedicarei pelas próximas postagens. 


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


Nenhum comentário: