Salaam, Ça Va!

BEM VINDO aquele que vem colaborar. Discutir, propor, meter o nariz onde - por culpa minha - não foi chamado.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Comentário às questões 3 e 4

Questão 3: D

A História de Roma é uma das mais ricas do ponto de vista documental. Por seu enorme aparelho burocrático, sempre houve o meticuloso cuidado em descrever todas as ações estatais, bem como as mudanças da política. Seja nas gestas oficiais ou na interpretação de historiadores, há relatos ambundantes.
Um dos momentos de virada mais importantes da história romana é, de fato, a guinada de uma monarquia dominada pelos etruscos para uma república. Tal virada acontece em 509 a.C, quando o soberano Tarquínio é deposto pelos patrícios romanos, criando a famosa res publicae (coisa de todos) romana.

Questão 4: D

"Roma é Eterna", frase de Vespasiano, não poderia ser mais verdadeira. Boa parte das instituições ocidentais dependem diretamente ou indiretamente de seu passado românico. Desde cedo, durante a fase republicana, havia uma preocupação em definir os limites da vida pública e privada; o juris civile servia para controlar isto. Portanto, NÃO é uma instituição exclusiva do império, muito embora várias modificações tenham sido feitas.

Um comentário:

Denise Teixeira disse...

Dà licença, pois vou fazer um comentàrio aqui que não tem a ver com o texto, pois é dificil achar o lugar de fazer comentàrio.
Eh para saber se essa foto do cabeçalho do blog é uma pintura de Franz Post?
Ou seja de quem for, bota o nome do homem pra gente saber, né?!
Eu vi uma coleção assim no Louvre. Fiquei emocionada em ler o nome Pernambouc...